D. Berta…

0441

E com muita tristeza, mas também alguma paz no coração, que escrevo aqui a noticia da morte da Avo Berta. Cumprido que estava o seu enorme papel na vida de cada um de nos, partiu em paz e ficara para sempre no nosso coração como uma inspiração e modelo de vida. Obrigada Avo por tudo! A partir do início da tarde estará na Igreja de Santo Contestável em Campo de Ourique para que nos possamos despedir.

About these ads

42 Comentários

Filed under Sem categoria

42 responses to “D. Berta…

  1. José Carlos

    Estive em Barcarena faz hoje uma semana.
    Foi com uma tristeza profunda que iteriorizei que seria a ultima vez que a via.
    Que Deus tenha a sua alma em descanso.

  2. Dégol S. Gama

    Que a sua alma descanse em paz.

    • Foi uma a mais profunda tristeza que soube hoje atravez do FB da triste noticia da morte da D. Berta . Senhora que toda a minha familia , meu avo Carlos Barbosa ( pai ) meu pai Carlos Barbosa ( Caolo-Cape ) meu irmao Carlos Alberto ( Carlos Cape ) minha Mae Mariama Djau Barbosa . Muito em especial eu , Maria de Lourdes Barbosa Codinha ( Lourdinhas -Cape ) que tantas e tantas vezes frequentei o seu restaurante e muito em especial os seus belos gelados ! Saudades , sinto uma tristeza grande com tao enorme perda . D. Berta Descanse em Paz na Gloria Eterna Junto a Deus Nosso Senhor . Descanse em Paz .

  3. Mário Jaleco

    Mindjer Garandi, djubi son bu surisu bonitu!…Obrigado, Avó querida! Te utru bias mas…

  4. Inácio Cristiano

    As minhas sentidas condolências à familia de sangue e restante familia afectiva espalhada pelos cantos do mundo que ao saberem da triste nova com pesar, e tristeza atenuada pela lembrança do seu doce sorriso, que fazia questão de distribuir a quem com ela se cruzasse! Paz eterna Dona Berta ! (Pesamos dirigidos aos povos guineenses pela perda deste formidável ser humano que adoptou a sua terra, elevando o seu nome)

  5. Su

    Avo Berta, siento una gran alegria por haber tenido el honor de conocer, abrazar, compartir sonrisas y algunas lagrimas tambien con ella. Cuanto amor a la vida, cuanto cariño desinteresado. Asi se hizo querer Avo por todos nosotros. Descanse en paz. Avo Berta, siempre te tendre conmigo en el corazon. Un abrazo querido a todos la que la queremos tanto. Besazo! Su

  6. Sílvia Azevedo

    Que palavras para um momento deste… mas sim, apesar da tristeza da sua perda, a constatação de ter existido um ser humano tão bonito, com uma missão tão especial nesta terra, só nos pode arrancar um sorriso terno de agradecimento por as nossas vidas se terem cruzado… Obrigada por tudo Avó, descansa em paz.
    (12.12.12… até a data tinha que ser “especial”)

  7. Que noticia tao triste! Paz à sua alma. Guardarei sempre no meu coraçao a sua bondade, gentileza e sorriso genuino.

  8. Moura Ferreira (Ccaç6)

    Deus recebeu-a e certamente a terá em local de previlégio. Por tudo o que ela fez, por tudo o que ela deu de si. Não haverá uma única pessoa, que tenha passado por Bissau, que não fique com a melhor recordação da avó Berta, que fará mesmo parte da Historia da Guiné-Bissau, de antes e do após independêcia.
    Bem haja D. Berta!

  9. Francisco Henriques da Silva

    Trata-se de uma infeliz, mas já de há muito aguardada informação. A vida para todos nós tem sempre este desfecho e não podemos fugir a ele. É pena, mas é assim, mesmo.
    Vivemos com a D. Berta alguns momentos dramáticos, que não podemos esquecer, no decurso da guerra civil de 98-99, sobretudo a sua obstinada recusa em ser evacuada para Portugal, aliás compreensível para quem viveu toda a vida em Bissau.
    Nem a minha mulher, nem eu próprio, podemos ir ao funeral, uma vez que nos encontramos em Espanha de visita a familiares próximos.
    É com pena que não podemos despedirmo-nos pela última vez.
    Maria Ana e Francisco Henriques da Silva

  10. Isabel Osório Araújo

    Um grande abraço de condolências à família da D. Berta; não o psso fazer pessoalmente por não estar , por estes dias em Lisboa.

    • Nelson Salvador do Rosário Gomes

      Com profunda consternação tomei conhecimento deste infausto acontecimento que é a morte da D. Berta, uma referência não só para todos os guineenses como também para todos aqueles que passaram por aquele país.
      Nesta hora de dôr e tristeza que atinge os familiares da D. Berta e todos os que tiveram a sorte de privar com ela, quero aproveitar o ensejo para apresentar os meus sinceros sentimentos de pesar à toda a família enlutada assim como à toda a família afectiva da na qual me incluo.
      Que deus na Sua Infinita Misericórdia lhe conceda o Eterno Descanso merecido. Paz à sua alma!

  11. Maria fernanda Antunes

    “Tia Berta”, um dia voltaremos a encontrar, apenas fostes mais cedo.
    Descansa em Paz.

  12. Ana Avillez

    Não queríamos deixar de deixar aqui uma grande abraço a toda a família da Avó Berta (se sangue e de vida) e dizer que ficará nas nossas memórias e nos nossos corações para sempre. Em boa altura alguém registou pedaços da sua vida, permitindo que essa memória perdure também fora e para além de nós.

  13. SOnia Rocha

    O sorriso de D. Berta faz parte das muitas boas lembranças de Bissau que guardo em meu coração… Como diz uma canção brasileira: “Chegar e partir são dois lados da mesma viagem”! Fraternal abraço a família! Muita paz a todos! Sônia Rocha

  14. Rosaria da Conceicao de Almeida Araujo Miranda dos santos

    Lina Santos
    paz a sua alma.

  15. sophie

    que a tua luz, o teu sentido de humor podem continuar a abraçar-nos aqui.. adieu dona berta.. merci!

  16. Mónica Azevedo

    Partiu uma figura incontornável da História da Guiné-Bissau, a D. Berta Bento!!! Avó para alguns, Tia para muitos, Mãe de tantos…. Mãe de todos aqueles aos quais franqueou as portas da sua casa e do seu coração, de forma abnegada e desinteressada! A D. Berta partiu, mas a sua memória persistirá, em todos aqueles que tiveram a sorte e o privilégio de a conhecer! Nô sta djunto!
    Cooperação Portuguesa na Guiné

  17. Mónica Azevedo

    Deus tenha a sua alma em descanso!! Muito fez ela na nossa terra para mi era uma tia uma avo… minha família um grande beijo descansa em paz Avo Berta!!
    Nelson Francisco

  18. Mónica Azevedo

    Não me conhecia de parte nenhuma e recebeu-me como uma neta quando cheguei a Bissau. Fez-me sentir em casa e ensinou-me que a felicidade mora na simplicidade. Obrigada por tudo Avó Berta.

    Marta Ceitil

  19. Mónica Azevedo

    Sem formalidades excessivas ou lugares comus, neste dia tão triste para tantos, o ISU quer agradecer o carinho e a amizade com que a Avó Berta acolheu todos os voluntários Nô Djunta Mon que passaram pela Guiné-Bissau e pelas portas da sua Pensão.

    Hoje a Guiné ficou mais pequena, mais pobre, quase que a sentimos orfã. E é de coração apertado que nos despedimos na certeza de que todos nós ficámos maiores por nos termos cruzado com esta nossa Avó de coração sempre aberto e forte abraço fechado

    Rita Leote ISU

  20. Mónica Azevedo

    Faleceu D. Berta Bento, uma “Garandi” da nossa terra. Descanso eterno. Não será esquecida

    Fernando Jorge Lopes Pereira

  21. Mónica Azevedo

    Essa sim, também é uma “Garandi” da Guiné e que testemunhou tanta coisa dos andares da Pensão Central! Paz à sua alma!

    Malan Djassi

  22. Mónica Azevedo

    D. Berta, grande amiga da família Camacho. Viu-me crescer e excelentes conselhos me deu. A sua imagem perdurará nas minhas recordações num cantinho especial que dedico às pessoas especiais. Que descanse em paz.

    Otilia Camacho

  23. Mónica Azevedo

    Monica, a nossa oração pela minjer garandi. Que o Senhor a receba na sua gloria. Acabei de comunicar a Dom José Camnate a noticia. Concordamos que vamos escrever uma mensagem à familia. Nao sei ela ainda tem familiares aqui em bissau ou estao em Portugal. Diga;me algo. Vou rezar por ela na missa de amanhã.

    Dom Pedro Zilli

  24. Mónica Azevedo

    Lamento a “partida ” da D.Berta. Ficará SEMPRE nas minhas Memórias, de uma Bissau próspera…
    Sinceras Condolências à Família Enlutada e aos Amigos da Mindjer Garandi.
    Que descanse em Paz…

    Luis Borrega

  25. Mónica Azevedo

    Em Agosto de 2011, após uma visita, escrevi estas notas que não incluí no livro mas agora partilho:
    Sentada numa cadeira, olhar inquieto e triste absorto em espera e pouca esperança porque dependente de mão alheia, parecendo zangada com o mundo e com as pessoas que lhe povoam os dias, Berta Bento vai sendo apanhada pela doença cruel e fria que a envolve em véus diáfanos que lhe toldam o cérebro e o discurso. Mas não a percepção e o desejo de estar longe dali, como acontece quando nos sentimos cercados em lugares pequenos e fechados. Nessa altura só pensamos em fugir. Como não pode, vai perdendo o brilho no olhar e o sorriso.

    José Ceitil

  26. Mónica Azevedo

    Um grande adeus para a minha Avozinha do coraçao…que descanse em paz …Eternamente contigo

    Tania Lara Gustavo

  27. Fatima Cande

    Obrigada Avo Berta… que a paz lhe acompanhe!

  28. Maria Júlia Jaleco

    Obrigada pelo carinho que deste a meu filho e pelo acolhimento que tivemos em Bissau, nós, seus pais e a sua irmãzinha. Um beijo nas asas do vento

  29. Mónica Azevedo

    pessoas que marcam a nossa vida…. impossível imaginar quando aterrei em 2000 a primeira vez em Bissau que teria uma avó Africana….. Saudade …. A Guiné Bissau, África e o Mundo Inteiro precisavam de muitas Avós Berta… o Mundo seria muito melhor

    Nuno Cunha

  30. Mónica Azevedo

    D.na Berta não morreu…só mudou de “residência”…está sempre aqui perto de nós, dos nossos pensamentos, do nosso coração

    Eupremio Scarpa

  31. Mónica Azevedo

    É assim a lei da vida, mas é com muita tristeza que assistimos à partida da nossa Avó Berta Bento.

    Guilherme Zeferino

  32. Mindjer Grande o continuará a ser em nossos corações.
    O seu sorriso doce e pleno de amor permanecerá em cada um de nós que cruzou o seu caminho. Obrigada avó Berta!

  33. Mónica Azevedo

    ficam nos nossos corações com muito amor e nas nossas vidas como um grande exemplo! Sábia avó, Grande Mindjer!

    Cristina Rodrigues

  34. Mónica Azevedo

    Até sempre avó Berta. O teu coraçao fica ainda em Bissau!!!
    Um bjo e até o proximo encontro não vamos esquecer tanto amor e carinho.
    Você vai ficar sempre connosco!

    Fanny R.

  35. Incontornável na memória histórica de Bissau para quem ali aportou, civil ou militar, ponto de passagem obrigatória para quem demandava a cidade, de passagem ou em estadia mais prolongada. Porto de abrigo de marinheiros ou para os que o não eram. Simpatia, carinho e sempre, mesmo sempre, um sorriso. Trai-me a memória passados tantos anos, não me trairão os registos e o sentir. Que descanse em Paz.

    • Domingos S. Pereira

      Não conhecendo data ideal nem forma mais digna de partir aceitemos que ela tenha ido em paz, tal como sempre viveu. Paz com ela própria e com todos. A nós, Guineenses, deu-nos mais que o seu amor e dedicação. Angariou amigos e fez o mundo falar de nós com respeito e admiração. Que lá do alto, do canto que a está reservada, continue a velar por esse povo e pelos muitos netos que aqui deixa – pela sã convivência, pelo amor ao próximo e pela tranquilidade de todos.

    • Graciete Brandão

      Avó Berta Bento, a minha avó de coração. Foi bom todos os momentos juntos. Jamais vou te esquecer. Obrigada por tudo. Que a sua alma descanse em paz.

  36. Mónica Azevedo

    Caros Amigos,

    Nesta data em que nos deixa alguém que sempre acolheu os Voluntários do ISU como verdadeira família, queremos em nome de todos oferecer de forma simbólica uma coroa de flores que estará junto do corpo da nossa Avó Berta a partir desta noite.

    Convidamos a todos, voluntários, amigos e colaboradores, a juntarem-se a nós e poder deixar no cartão as suas palavras de homenagem e saudade, acreditando que estamos juntos neste momento.

    Obrigada,

    Paula Mendes

  37. Mónica Azevedo

    O ISU Faro quer muito contribuir. Infelizmente só amanhã poderemos estar presentes, no funeral.
    Assim, dispomo-nos a comparticipar no valor da coroa, e peço a alguém ( Vanessa já estás por aí? caso sim, assina por favor linda) que assine pelo ISU-Faro, por favor.
    Bjs e até amanhã

    Estela Louçã

  38. Mónica Azevedo

    Oi Monica foi com grande tristeza que recebi a noticia do falescimento da VÓ Berta… Muito agradeço a Deus por ter conhecido e convivido com esta grande Mulher que sempre com seu sorriso manifestava a ternura de Deus.
    Agora temos mais um ” Anjo” no céu o nos proteger. Beijos – Ir. Bete

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s