Está a ser escrito um livro acerca da vida da D. Berta

José Ceitil foi há uns anos à Guiné Bisssau visitar a filha que estava lá a trabalhar e como todos nós almoçou e jantou muitas vezes na Pensão Central e encantou-se pela D. Berta. Conversou com várias pessoas e soube que havia a ideia no ar de escrever um livro sobre a sua vida, as ligações entre Cabo Verde, a Guiné e Portugal, o Sr. Américo, as condecorações de Portugal e Cabo Verde e as muitas pequenas histórias que existem no coração de todos e nas paredes da Pensão Central.

E lançou mãos à obra… recolha de informações, de fotografias, de testemunhos… E é isso mesmo que venho pedir a todos os que fazem parte desta “comunidade” da Pensão Central: é que me enviem o que possam ter de elementos importantes acerca da D. Berta ou da Pensão ou contacto de pessoas que por lá passaram através do meu mail – azevedo_monica@yahoo.com. Obrigada a todos desde já e deixo aqui uma das fotografias recolhidas!

 

Anúncios

4 comentários

Filed under Sem categoria

4 responses to “Está a ser escrito um livro acerca da vida da D. Berta

  1. Natália Santos

    Grata Mónica pela informação e pela iniciativa.
    Será um prazer “vasculhar o disco obsoleto” – 60 anos – da minha memória, passados 30, e descrever o carinho que recebemos do casal Berta-Américo que substituiram, quase em pleno, os pais e avós que ficaram em Lisboa…
    Foi uma experiência única. Muito gratificante e que fará sempre parte das nossas memórias (eu e 2 filhos).
    Adoro a vovo Berta, adoro Bissau, a sopa de ostras, molho de mancarra, xabéu, os cheiros da terra molhada, os lagartos das mangas…
    Será um prazer imenso reviver, em texto, essa passagem da minha vida que oportunamente irei enviar para si e Ceitil.
    Bom trabalho
    Cumprimentos
    Natalia

  2. Augusto Lima

    boa tarde tudo bem consigo? é assim fotos da tia BERTA DE OLIVEIRA BENTO nao tenho nenhumas,isso por que quando eu veio para portugal ja era querra na guiné bissau por isso era impossivel trazer,mas a relaçao a vida dela ou que ela é sou capaz de dizer isso por que foi ela que me criou até 17 anos de idade,na residencia pensao central! enfim se voce acha que posso ser util nao exite é só contactar vai ser um prazer enorme!

  3. Maria Júlia Monteiro Jaleco

    Desejo o maior êxito à iniciativa e que possa estar escrito para a avó Berta ler. Se encontrar alguma foto da nossa estadia na Guiné em 2002, enviarei.
    Um grande abraço nosso para a D. Berta e para si, Mónica
    Mª Júlia Jaleco

  4. Helio Conte

    Nos idos de 1978 e 1979 atuei como Cooperante na Guiné-Bissau e cheguei a lecionar Ciências Biológicas no Liceu Kawe N’Krumah, foi um período de boas lembranças, principalmente dos almoços e jantares que fazia na Pensão da Dona Berta. Excelente comida, trato com as pessoas, dedicação e saudadades.
    Prof. Dr. Helio Conte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s